PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS HERISSON SANTOS DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONAS HERISSON SANTOS DE MELO
DATA : 14/09/2021
LOCAL: Videoconferência

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS CABECEIRAS DE DRENAGEM COMO SUBSÍDIO PARA O ENTENDIMENTO DA MORFODINÂMICA DE DIVISOR DE DRENAGEM DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS MOXOTÓ E CAPIÁ - AL/PE.

Geomorfologia, morfometria, evolução do relevo.

Os divisores de drenagem são elementos fundamentais da superfície terrestre, são definidores das bacias hidrográficas. A dinâmica pertencente aos divisores de drenagem foi reconhecida há muito, com a descoberta da mobilidade e migração lateral através de Gilbert (1877). Este propôs um meio de avaliação de estabilidade dos divisores com a “Lei de Declividades Desiguais”, relacionando com taxas de erosão em ambos os lados do divisor, analisando as diferenças entre as taxas de erosão, o que indicaria um possível movimento do divisor, possuindo relações com processos de erosão remontante das cabaceiras de drenagem, levando a processos de capturas fluviais. Desta forma, a presente abordagem busca através de aplicação de índices morfométricos, como por exemplo, o índice de valores de ꭓ e índice de Assimetria de Divisor (DAI), estabelecer relações entre a evolução das cabeceiras sobre o divisor de drenagem das bacias hidrográficas dos rios Moxotó e Capiá.

Presidente - 1891214 - KLEYTHON DE ARAUJO MONTEIRO
Interno - 2501620 - MELCHIOR CARLOS DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ANDRÉ DE OLIVEIRA SOUZA
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 15:05