PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de DEFESA: DELANE DOS SANTOS DIAS

DISCENTE : DELANE DOS SANTOS DIAS
DATA : 17/02/2022
LOCAL: Web conferência

Distribuição e aspectos socioeconômicos que influenciam no uso, manejo e comercialização do murici

Agregação de valor. Espécies nativas. Plantas da Caatinga.

A região Semiárida é caracterizada pela ocorrência do bioma Caatinga e composto de inúmeras espécies endêmicas, com amplas possibilidades de uso, seja para consumo humano ou forragem para os animais. Dentre as espécies, destaca-se o murici pertencente ao gênero Byrsonima, que já apresenta potencial para a indústria alimentícia, cujos frutos apresentam coloração alaranjada e sabor e aroma característicos, além de apresentar potencial antioxidante. Diante deste contexto, objetivou-se identificar onde estão concentrados os trabalhos com murici (gênero: Byrsonima) no Brasil, e os fatores socioeconômicos que influenciam no uso, manejo e comercialização do fruto no Semiárido Alagoano. Estão sendo levantados artigos científicos em plataformas de busca para verificação de pesquisas sobre o gênero Byrsonima no Brasil relacionadas a espécie murici, coordenadas geográficas, altitude, município, estado, vegetação, temática, autor (es), ano e a revista. A partir destas informações serão confeccionados mapas de localização e distribuição do murici no Brasil. Além disso, foram levantadas informações em banco de dados sobre os fatores socioeconômicos da população que utiliza e/ou comercializa o murici nos no Semiárido Alagoano e a partir dessas informações será realizada a análise estatística dos dados por meio de regressão múltipla, observando variáveis dependentes (manejo do murici e comercialização do fruto) e variáveis independentes (sexo, situação escolar e renda familiar). Resultados preliminares apontam que as pesquisas que vêm sendo realizadas e publicadas em artigos relacionados ao gênero Byrsonima se concentram nas regiões nordeste e centro-oeste do Brasil, abordando principalmente a reprodução, propriedades químicas e farmacológicas, além do consumo animal e humano. Ao final da pesquisa espera-se ampliar o banco de dados sobre a localização e distribuição do murici no Brasil.

Presidente - 1494403 - KALLIANNA DANTAS ARAUJO
Externo à Instituição - MAYARA ANDRADE SOUZA - CESMAC
Interna - 1574934 - NIVANEIDE ALVES DE MELO FALCAO
Notícia cadastrada em: 16/12/2021 13:26