PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA DANIELLE RODRIGUES DO NASCIMENTO

DISCENTE : LIVIA DANIELLE RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA : 29/08/2022
LOCAL: WEB CONFERÊNCIA

A RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ/AL E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.

Territorialidade; RESEX de Jequiá; Geografia Escolar.

A Geografia Escolar se debruça sobre as prerrogativas que envolvem o cotidiano do aluno, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem por meio de estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa. Isso posto, ao buscar realizar um projeto intitulado "Projeto Lagoa Jequiá: navegando em suas histórias” na Escola Municipal José Cursino dos Santos, localizada no município de Jequiá da Praia/AL, com vista a uma Unidade de Conservação-UC de seu entorno, a saber: Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá/AL, é essencial compreender os aspectos da comunidade na qual a escola encontra-se inserida, por esse motivo, consideramos os estudos sobre a referida UC, partindo da necessidade de se trabalhar nas aulas de Geografia, analisando-a através das perspectivas da comunidade tradicional, da gestão do ICMBio e demais sujeitos envolvidos, no intuito de que os alunos compreendam as implicações das relações postas entre a sociedade em geral e a UC no contexto. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os aspectos sociais, econômicos e ambientais da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá/AL e suas possibilidades para o Ensino de Geografia. O marco teórico desta pesquisa concentra-se na categoria geográfica Território (Raffestin, 1993; Santos, 1999, 2000), no conceito de Territorialidade (Saquet, 2008; Haesbaert, 2007), no Ensino de Geografia (Callai, 2005, 2015; Cavalcanti, 2015; Santos, 2017) e por fim nas discussões sobre Reserva Extrativista e as Comunidades Tradicionais (Chamy, 2002; Cunha, 2001; Diegues, 1996). Esta pesquisa está ancorada na metodologia da pesquisa-ação-participativa (Thiollent, 1986; Franco, 2018; Kemmis e Wilkison, 2008). A relevância desse estudo manifesta-se na necessidade de discutir as potencialidades da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá/AL para a comunidade local e a gestão do Território. Neste contexto, faz-se urgente a discussão desta categoria geográfica no âmbito da Geografia Escolar partindo do cotidiano destes alunos imersos neste rico ecossistema ambiental, para que os mesmos compreendam e se apropriem dos conhecimentos necessários para atuarem em prol da conservação da RESEX Lagoa do Jequiá/AL e da sustentabilidade das suas comunidades tradicionais.

Interno - 1468006 - AVELAR ARAUJO SANTOS JUNIOR
Presidente - 1791144 - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
Externa ao Programa - 3062821 - MARIANA GUEDES RAGGI
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 08:51