AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
Ensino de Geografia. Recursos Didáticos. Categorias Geográficas.
A atual pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância das
metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico, tendo como recorte a
Escola Municipal Pedro Carnaúba, situada no município de Viçosa, Alagoas.
Ao longo desta pesquisa, iremos debater sobre o ensino de Geografia; discutir
acerca da utilização das metodologias ativas nas aulas de Geografia, seus desafios e
potencialidades. Por fim, articular estes temas com os conceitos e categorias
geográficas que norteiam a referida pesquisa.
Ademais, será realizada uma interlocução com os documentos normativos que
serão discutidos ao longo desse estudo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o
Referencial Curricular de Alagoas (RECAL) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) no
que tange a implementação das metodologias ativas e seus entraves.
A pesquisa está consubstanciada no método da pesquisa-ação participativa que,
trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual utilizaremos enquanto
procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico, a busca em repositórios e
bases de dados que será imprescindível para o desenvolvimento de um aporte teórico
atual e consolidado no meio acadêmico e científico. Serão aplicados questionários com
os professores de Geografia e alunos. Os dados coletados, serão analisados através do
método da análise de conteúdo com base em Bardin.