Banca de DEFESA: ALYCIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALYCIA EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 24/08/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO:
RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E A HIERARQUIZAÇÃO
SOCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; Relações étnico-raciais; Hierarquias

sociais, Livro Didático, PNLD.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

As discussões a respeito das relações étnico-raciais durante o

processo de escolarização são
fundamentais para o combate à discriminação racial, sobretudo
no Ensino de Geografia. Esta
dissertação de abordagem qualitativa está ancorada na
seguinte questão: Como as relações
étnico-raciais estão sendo abordadas nos livros didáticos de
Geografia do Ensino Médio do
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em
três coleções aprovadas na
seleção de 2018, adotadas em escolas de Alagoas, e como esta
abordagem contribui para a
compreensão das hierarquias sociais, e para uma melhor
abordagem das relações étnico-raciais
no Ensino de Geografia? Neste sentido, esta pesquisa tem
como objetivo principal analisar
como as relações étnico-raciais estão apresentadas nos livros
didáticos de Geografia do Ensino
Médio aprovados no PNLD para o triênio de 2018 a 2020, com
vistas a discutir esta temática no
Ensino de Geografia. Além desta primeira finalidade, a pesquisa
pretende discutir os conceitos
de relações étnico-raciais, hierarquias sociais e colonialidade
como conceitos fundamentais para
entender a estruturação social brasileira; historicizar o PNLD
como importante programa de
análise e distribuição de livros e materiais didáticos na 

educação pública brasileira e para o
Ensino de Geografia; discutir as relações étnico-raciais como
temática fundamental para análise
socioespacial no Ensino de Geografia; analisar a abordagem do
conceito de relações étnico-
raciais e hierarquização social nos livros didáticos de Geografia
do Ensino Médio do PNLD
2018, aprovados e selecionados em escolas públicas do estado
de Alagoas; identificar as
principais linguagens apresentadas e indicadas nas coleções
para abordar conteúdos
relacionados ao conceito de relações étnico-raciais e como
estes podem ajudar o professor a
discutir questões voltadas para a hierarquização da população
brasileira, possibilitando um
Ensino de Geografia para o combate as formas de manifestação
do racismo. Os procedimentos
metodológicos utilizados nesta pesquisa estiveram ancorados
na análise dos seguintes
documentos: a coleção didática - Geografia, leituras e interação
de autoria de Aloísio Goettems
Arno e Antônio Luís Joia aprovada no PNLD 2018 do Ensino
Médio (EM) do triênio 2018-
2020, utilizada nas escolas da rede estadual de ensino do
estado de Alagoas; da obra didática
Geografia das Redes, o mundo e seus lugares, de autoria de
Douglas Santos, coleção escolhida e
adotada também para o EM no estado de Alagoas, para o
triênio de 2018 a 2020 e a obra
Geografia em Rede, de autoria de Edilson Adão e Laercio
Furquim Jr, também do PNLD 2018-
2020, adotada em escolas públicas de Alagoas. Utilizamos a
Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) no que concerne às questões pertinentes ao
componente Geografia e os Guias Digitais
PNLD 2018, além de consultarmos a Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações
(BDTD), na qual analisamos algumas teses e dissertações que
tratam da temática em questão.
As abordagens apresentadas nesta dissertação são
imprescindíveis para o Ensino de Geografia,
haja vista que o estudo das relações étnico-raciais é importante
para o desenvolvimento do
raciocínio geográfico e do pensamento socioespacial, bem
como poderá contribuir para a
formação continuada do professor de Geografia, além de
possibilitar futuras reflexões e
publicações sobre os conceitos de relações étnico-raciais e
hierarquização social.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1214339 - ANTONIO ALFREDO TELES DE CARVALHO
Externa à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL - UNEB
Presidente - 1791144 - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/07/2022 15:17
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