PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO

DISCENTE : JÉSSICA PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO
DATA : 12/09/2022
LOCAL: WEB CONFERÊNCIA

Turismo e desenvolvimento: um estudo de caso sobre Jequiá da Praia – AL

Turismo, Desenvolvimento local, Jequiá da Praia, Planejamento do turismo.

O turismo é um fenômeno contemporâneo complexo capaz de gerar diversos desdobramentos no espaço geográfico. Enquanto importante setor da economia globalizada, o turismo é visto como um vetor de desenvolvimento. Recentemente, o município de Jequiá da Praia (AL), integrante da região turística Lagoas e Mares do Sul, elaborou e aprovou o seu primeiro Plano Municipal de Turismo (2022-2023), com a intenção de promover o turismo enquanto atividade econômica com potencial para o seu desenvolvimento. Este município não difere social e economicamente de outros municípios alagoanos, que diante de uma economia pouco dinâmica e baixos índices socioeconômicos, buscam alternativas para aumentar sua arrecadação, gerar mais emprego e renda, elevar a qualidade de vida da sua população e, portanto, desenvolver-se social e economicamente. Diante deste cenário, é necessário pensar o turismo como atividade econômica e social que possa aproveitar as características do território como potencialidades turísticas de modo a contribuir com o desenvolvimento local e com a melhoria na qualidade de vida da população jequiaense. Neste sentido, o presente trabalho, pretende analisar o desenvolvimento da atividade turística e suas potencialidades no município de Jequiá da Praia - AL, observando as suas possíveis contribuições e entraves ao desenvolvimento local. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos serão utilizadas técnicas como a pesquisa bibliográfica e documental, o estudo de caso, observação direta e entrevistas semiestruturadas realizadas através de pesquisa de campo.

Presidente - 1837255 - DOMINGOS SAVIO CORREA
Interna - 1458194 - MARTA DA SILVEIRA LUEDEMANN
Externa à Instituição - ISA DE OLIVEIRA ROCHA - UDESC
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 12:02