AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
Ensino de Geografia; Práticas Pedagógicas; Metodologias Ativas.
O recorte espacial evidenciado nesta pesquisa foi o município de Viçosa/Alagoas, notadamente a Escola Municipal Pedro Carnaúba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico. Sendo norteada com a seguinte problemática: Mesmo diante de tantas inovações no ambiente escolar permeadas pela inserção das metodologias ativas, que e/ou quais entraves inviabilizam as mesmas na construção do raciocínio geográfico por parte dos estudantes do 9º ano? A fim de responder tal questionamento, foi feita uma reflexão sobre o Ensino de Geografia no Brasil, expondo as contribuições de práticas pedagógicas que envolvam metodologias ativas, evidenciando o estudante como protagonista e contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Para aprofundamento do estudo, foi realizado levantamento bibliográfico, análise de documentos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o Plano Nacional de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola. Como percurso metodológico, utilizouse a pesquisa-ação participativa e para análise dos dados, a análise de conteúdo, através da triangulação dos dados. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 3 professores de Geografia e 62 estudantes que integram as seis turmas de 9º anos da Escola Municipal Pedro Carnaúba. A relevância deste trabalho consiste em discutir a importância das metodologias ativas na construção do raciocínio geográfico, assim como o papel do professor enquanto pesquisador que busca por meio de melhorias de suas práticas pedagógicas contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade.