Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE DOS SANTOS COSTA
DATA : 22/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: WEB CONFERÊNCIA
TÍTULO:

O APROFUNDAMENTO DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL OCASIONADA NO CONJUNTO EUSTÁQUIO GOMES DE MELO, MACEIÓ-AL, PELO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA".


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Minha casa, Minha Vida. Segregação socioespacial. Habitação.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

É evidente o crescimento no setor imobiliário brasileiro causado, principalmente, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) que foi lançado em 2009 pelo Governo Federal. O principal objetivo era frear o revés econômico que o Brasil vinha sofrendo com a crise mundial de 2008, além de enfrentar o déficit habitacional do País. De certa forma, pode se dizer que houve alcance desses objetivos, porém o que é notório por meio de argumentos e pesquisas feitas sobre o tema e exemplos noticiados nos meios de comunicação de massa que, na prática, o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) tem funcionado, apenas, como uma ferramenta de lucro para o mercado imobiliário, uma vez que, é guiado pelos interesses privados, que determinam desde o local de implantação ao material utilizado na construção. A maior parte dos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) são destinados às famílias que serão removidas por parte do poder público e apresentam muitos problemas sociais, urbanos e políticos. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as principais transformações ocorridas no conjunto Eustáquio Gomes de Melo, localizado no bairro Cidade universitária em Maceió/AL, e assim relacionar essas mudanças com a distribuição espacial das unidades habitacionais e a segregação socioespacial causada pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) em Maceió/AL. A maioria desses empreendimentos estão localizados nas áreas de topografia mais alta da cidade, que consequentemente é a região mais pobre, carente de serviços públicos eficientes e longe do local de trabalho dos moradores. A pesquisa pretende contribuir para a discussão a respeito dos problemas (impactos com relação à localização, disposição de serviços públicos, infraestrutura urbana, equipamentos públicos, transporte, acessibilidade, saúde, educação, bem como as questões práticas com relação à qualidade dos materiais construtivos e da arquitetura e número de habitações por empreendimento), gerados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), no conjunto Eustáquio Gomes de Melo, Maceió/AL. Uma vez que a busca pelo direito a cidade nos encaminha para várias reflexões, acerca da questão da moradia, visto que, tem sido essa a maior luta das classes trabalhadoras assalariadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - MARIA JOSE MARTINELLI SILVA CALIXTO
Interno(a) - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Presidente - 1495516 - LUCIANE MARANHA DE OLIVEIRA MARISCO
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 10:25
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/02/2024 13:09