PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: HANDERSON PHILLIPE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HANDERSON PHILLIPE PEREIRA DA SILVA
DATA : 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Web conferência
TÍTULO:

TURISTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JAPARATINGA-ALAGOAS: PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES E AGENTES DA TURISTIFICAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Turistificação. Lugar. Percepção. Japaratinga. Alagoas


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O turismo tem desempenhado importante papel na dinâmica espacial do litoral da região Nordeste brasileira. Como consequência, tem havido mudanças significativas no processo de produção do espaço, alterando o território e causando profundas mudanças nos lugares envolvidos. Por um lado, o crescimento turístico na região tem contribuído para a economia local dos municípios procurados, criando empregos, ocupação e melhora na renda de parte da população. Ao mesmo tempo, o turismo tem causado impactos ambientais e socioespaciais, assim como tem afetado negativamente aspectos históricos, culturais e o modo de vida dos residentes antigos, nos lugares que sofrem os efeitos da turistificação. Fenômeno semelhante está ocorrendo no município de Japaratinga, localizado no litoral norte de Alagoas. Os agentes do poder público buscam realçar certos aspectos do município, na tentativa de atrair visitantes, comunicando certa forma de representar o lugar. Por sua vez, os visitantes criam uma expectativa sobre Japaratinga, antes da visita, e desenvolvem uma percepção sobre o lugar, com base na sua experiência de visita. Por seu lado, a população residente, principalmente as pessoas que moram em Japaratinga há décadas, veem o lugar com base na sua relação cotidiana com ele, ao longo de muitos anos. Este trabalho levanta a seguinte questão: Até que ponto há convergência nas diferentes formas de se perceber Japaratinga, entre esses mencionados agentes sociais. O objetivo da pesquisa é compreender a forma pela qual os agentes da turistificação de Japaratinga e os seus residentes percebem esse lugar do litoral alagoano. O estudo adota uma abordagem qualitativa, que busca explorar a percepção sobre o lugar Japaratinga entre os agentes sociais identificados acima e os residentes. A metodologia inclui observação direta de campo, registo fotográfico, análise de documentos públicos municipais relacionados às políticas locais de turismo, entrevistas semiestruturadas, questionários e consulta a sites da internet e blogs. Espera-se com a implementação da pesquisa compreender como os diferentes agentes envolvidos percebem Japaratinga, buscando entender as possíveis consequências para o desenvolvimento turístico local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Interno(a) - 1495516 - LUCIANE MARANHA DE OLIVEIRA MARISCO
Externo(a) à Instituição - ROBERTO SILVA DE SOUZA - UNEAL
Notícia cadastrada em: 08/09/2023 10:55
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