Banca de DEFESA: BRUNA SALES MOURA

DISCENTE : BRUNA SALES MOURA
DATA : 15/03/2024
LOCAL: FDA

Autonomia das mulheres: um estudo sobre a escolha de via de parto nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas

Autonomia; Dignidade da pessoa humana; Bioética; escolha da via de parto.

O presente trabalho investiga a possibilidade do exercício da autonomia das mulheres que vivenciam um parto nas instituições públicas do Estado de Alagoas. Em uma perspectiva interdisciplinar, buscou-se analisar até que ponto as gestantes possuem autonomia na escolha da via de parto no âmbito do SUS e em quais condições essa decisão é tomada, considerando-se a quantidade e a qualidade de informações recebidas durante a gestação. No caminho desta análise, são debatidos, com base nas correntes principialista e latino-americana da Bioética, temas como a abrangência e efetividade do direito social à saúde, como requisito para garantia da dignidade da pessoa humana; a importância do acesso a um parto seguro, informado e amparado em uma medicina baseada em evidências; além das vulnerabilidades econômicas e sociais que podem impactar na eleição da via de parto. Para tal fim, foi utilizado o método de abordagem quali-quantitativo, que adota o raciocínio hipotético-dedutivo para possibilitar uma análise mais profunda das relações, a partir da análise de entrevistas realizadas mediante formulários digitais (plataforma Google Forms). A avaliação dos dados obtidos perante o referencial teórico adotado leva à conclusão que as gestantes não conseguem exercer a sua autonomia de forma informada no âmbito das maternidades públicas em Alagoas, o que representa uma violação aos princípios bioéticos e direitos fundamentais.

Presidente - 1204025 - OLGA JUBERT GOUVEIA KRELL
Interno(a) - 2280141 - JULIANA DE OLIVEIRA JOTA DANTAS
Externo(a) à Instituição - JESSICA HIND RIBEIRO COSTA
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 08:45