Banca de DEFESA: JOAO PEDRO VALENTIM BASTOS

DISCENTE : JOAO PEDRO VALENTIM BASTOS
DATA : 06/12/2021
LOCAL: Faculdade de Direito de Alagoas

“A GESTÃO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DIANTE DA COMPREENSÃO CONSTITUCIONAL DO CONTEÚDO MATERIAL DO DIREITO DE PATENTES: a posição jurídica vulnerável da Universidade Federal de Alagoas”

Propriedade intelectual, patentes, universidades públicas, ciência, tecnologia, inovação

Em sentido amplo, esse trabalho abordou o tema da propriedade intelectual, que tradicionalmente compreende dois grandes campos de estudos: o dos direitos autorais e o da propriedade industrial. Em sentido mais restrito, a pesquisa se dará sobre a propriedade industrial do direito de patente e, mais especificadamente ainda, sobre o destaque das instituições de ciência e tecnologia (ICT) nos depósitos de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), notadamente as universidades públicas. Ainda como recorte, aprofundou-se a análise sobre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a qual figura em todos os cinco últimos rankings de maiores depositantes nacionais de pedidos de patentes de invenção divulgados pelo INPI, entre 2015 e 2019. O texto foi dividido em quatro seções e conclusões, valendo-se do método dedutivo-indutivo para uma análise qualitativa bibliográfica, legislativa e documental de objetivo descritivo. O tema conjuga assuntos marcados pela interdisciplinaridade na literatura, mas a análise e conclusões propostas são essencialmente jurídicas. Vale dizer, os estudos já desenvolvidos e publicados em outras áreas foram considerados apenas com propósitos complementares e esclarecedores.

Presidente - 3289832 - JOSE BARROS CORREIA JUNIOR
Interno - 1639871 - FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS
Externa à Instituição - CARLA EUGÊNIA CALDAS BARROS - UFS
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 00:03